
DR. SEVERINO PRADO REUMATOLOGISTA
Bem-vindo
O QUE FAZ O MÉDICO REUMATOLOGISTA?
Reumatologia é uma especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que acometem as articulações (“juntas”), ossos, músculos, tendões e ligamentos. Além disso, o médico reumatologista também trata de algumas doenças autoimunes – processo no qual o corpo ataca suas próprias células, podendo levar inflamação em vários órgãos internos, além das articulações, tais como pele, olhos, pulmões, coração, rins, cérebro, fígado, intestinos. As doenças mais frequentemente tratadas pelo reumatologista são: tendinites, bursites, “artroses” (osteoartrites), fibromialgia, osteoporose, gota, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, espondilite anquilosante, artrite psoriásica, vasculites, síndrome dos anticorpos antifosfolípides (SAF), dentre outras. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior chance de um tratamento eficaz!

SOBRE DR. SEVERINO PRADO
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São João del Rei - Câmpus Divinópolis - Minas Gerais
Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO)
Residência médica em Reumatologia pelo Hospital das Clínicas de Goiânia (HC-UFG)
Professor de Clínica Médica (Reumatologia) no curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP)
Professor de Reumatologia no curso de Medicina da Unifimes
Atendimento em consultório na Soma Centro Médico e no Hospital Nossa Sra de Fátima
CUIDADOS MÉDICOS
Quando procurar o médico reumatologista?



TRATAMENTO DE DOENÇAS DO SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO (TENDINITES, BURSITES, GOTA, "ARTROSE", OSTEOPOROSE)
TRATAMENTO DE FIBROMIALGIA
TRATAMENTO DE DOENÇAS REUMÁTICAS AUTOIMUNES (ARTRITE REUMATOIDE, LÚPUS, SÍNDROME DE SJÖGREN, ESPONDILOARTRITE, ESCLEROSE SISTÊMICA, DENTRE OUTRAS)

REUMATISMOS
O que é importante saber

FIBROMIALGIA: A LUTA DE QUEM SOFRE COM UMA "DOR INVISÍVEL"
O termo "dor invisível" se refere a ausência de exame laboratorial ou de imagem que confirme essa doença. Logo, torna-se importante a avaliação do médico especialista para o diagnóstico e tratamento mais breve possível!
Apesar de ser considerada uma "doença invisível”, tem grande impacto sobre a qualidade de vida dos pacientes.
A FIBROMIALGIA é uma doença caracterizada por dor em todo corpo. Na maioria das vezes, associada à alterações do sono, memória, concentração e fadiga extrema. Além disso, o paciente pode apresentar sensação de “inchaço” e “formigamento” em braços e pernas. Essa doença afeta pacientes de qualquer idade e sexo, porém é mais comum em mulheres jovens. O tratamento deve ser feito de forma individualizada, respeitando as particularidades e limitações de cada paciente. O objetivo principal é a busca pela qualidade de vida e melhora da funcionalidade de cada indivíduo. Geralmente, é feita associação entre tratamento medicamentoso e abordagens não medicamentosas, tais como atividade física sob supervisão de profissional habilitado, acompanhamento psicológico, dentre outros.
Ninguém precisa "aprender a conviver com a dor" quando se tem tratamento!
Caso você apresente essas queixas procure um especialista.

ESPONDILITE ANQUILOSANTE: DOR NAS COSTAS PODE SER SINAL DE DOENÇA SÉRIA!
A dor nas costas, uma queixa frequente da população, pode ser mais do que um “mau jeito na coluna”. Esse sintoma pode respresentar o primeiro sinal de uma doença crônica, progressiva e incapacitante, se não tratada adequadamente.
A ESPONDILITE ANQUILOSANTE é uma doença reumática crônica, ou seja que não tem cura, de caráter inflamatório e curso progressivo, que acomete as articulações (“juntas”) da coluna e dos membros, principalmente joelhos e quadris. Além do acometimento das “juntas”, pode cursar com inflamação em outros órgãos internos, como olhos, intestino e pele. Ocorre em ambos os sexos, porém é mais comum em homens. Os primeiros sintomas costumam aparecer entre os 20 e 40 anos de idade. Apesar de ser uma doença crônica, tem tratamento eficaz! Se não diagnosticada e instituído o tratamento corretamente a ESPONDILITE ANQUILOSANTE pode levar a deformidades nas juntas, principalmente com perda da mobilidade da coluna, limitação funcional e incapacidade física.
A ESPONDILITE ANQUILOSANTE é uma doença que pode levar até mesmo à alterações do sono, visto que a dor tende a ser pior a noite e durante longos períodos em repouso.
Em caso de dúvidas procure um especialista!




